domingo, 14 de março de 2010

É Triste...

Semana passada, sexta-feira para ser mais preciso, fiquei realmente triste com os comentários postados no site do Uol sobre a matéria/vídeo, no qual tratava sobre a manifestação dos professores estaduais(em grave) na Av. Paulista. O que me deixa mais aborrecido é ver que não só o governo, mas também muitas pessoas da sociedade não dão valor ao trabalho docente.
Comentários como "se não esta satisfeito com o salário pede para sair" ou "esses professores não querem mesmo trabalhar" foram postados aos montes, não que as pessoas sejam obrigadas a concordar com os protestos dessa classe ,mas é que um protesto como esse vai muito mais além de uma simples manifestação por melhores salários. Uma manifestação dessa mexe com todo uma sistema de politicas educacionais que no final das contas interfere diretamente na educação e na vida de milhares de pessoas.
Assim, essa falta de cultura política por grande parte da sociedade acaba bloqueando muitos avanços culturais, políticos e, principalmente, institucionais para o país. Deve-se parar com o "habito" de reclamar apenas para o seu vizinho e passar a valer seu direito de protesto e reinvidicação junto aos órgãos governamentais.
Portanto, sou totalmente a favor de manifestações como essa, especialmente por se tratar de uma manifestação pacífica. E o que devemos entender nas entre linhas desse protesto, antes de fazer qualquer crítica, é que a luta não é apenas por melhores salários, mas também por uma educação melhor, tanto para os professores quanto para os alunos, ou seja uma educação melhor para seu filho.




Mateus Malvestio "Don"
Graduando em História UNESP-Franca

3 comentários:

  1. Com certeza, Don! Problema é conseguir alguma coisa com esse governo, que parece estar interessado em outras coisas mais importantes que educaçao. Mas sem duvida, reinvidicaçao sempre é importante e, infelizmente, nao apenas para os professores, esse tipo de paralizaçao sempre é mal visto pela sociedade...

    ResponderExcluir
  2. Quer saber de outra coisa, mais triste ainda: esperamos tudo do governo. Não que ele faça muito por nós. Na realidade, parece-me que não faz o suficiente, mas o ciclo vicioso que nos engana é o de que "o Estada deve fazer tudo" pela sociedade. Nosso papel enquanto agente da história fica relegado à polêmica da reclamação, sei lá. Vou articular melhor a idéia e mandar alguma coisa no blog. Não podemos esperar tudo do governo. Vamos fazer a nossa parte, e que ela não seja simplesmente argumentar, questionar, revindicar, ou coisa parecida.
    É o que penso...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Eliton, não devemos esperar tudo do governo, mas devemos esperar um mínimo e é por esse mínimo que devemos lutar. Na minha visão não vejo o Estado cumprir com suas obrigações mínimas e o que não podemos é executar funções que é de obrigação do Estado!!!!

    ResponderExcluir